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01-04-2011

Centro de Portugal aprova Moção sobre revisão do Plano Estratégico do Turismo.


A Assembleia Geral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal aprovou uma Moção de Recomendação sobre a revisão em curso ...

A Assembleia Geral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal aprovou uma Moção de Recomendação sobre a revisão em curso do Plano Estratégico Nacional do Turismo. Esse documento contempla nove pontos e compreende orientações que visam adequar o modelo de planeamento à realidade actual do sector turístico, assim como, promover o desenvolvimento sustentável do Turismo no Centro de Portugal.

Diz que é necessário “sustentabilidade como modelo de desenvolvimento” e não basear as previsões em cenários optimistas.; sugere uma Estratégica específica de intervenção no mercado Espanhol que tire partido das dinâmicas existentes e das infra-estruturas disponíveis; defende que o PENT assuma para o Centro como produtos estratégicos o Touring Cultural e Paisagístico, o Turismo de Natureza, Saúde e Bem-estar e Gastronomia e Vinhos; Turismo Náutico, o Turismo de Incentivos e Congressos e o Turismo de Sol e Mar como produtos em desenvolvimento; Defende um novo modelo baseado em 5 unidades territoriais, adaptadas por exemplo às regiões de plano existentes; Defende o desenvolvimento de uma sinalética adequada e centros interpretativos modernos e interactivos; Qualidade de serviço e dos recursos humanos lembrando que o “enquadramento da lei laboral em Portugal, em comparação por exemplo com a espanhola, é prejudicial para o sector hoteleiro português uma vez que a sazonalidade cada vez mais acentuada, não pode ser minimizada com o ajuste temporário de trabalho”.

Em resumo diz que o PENT “não reflecte de forma objectiva a intervenção que deverá ser promovida ao nível da modernização dos grandes pilares do sector”.

Finalmente, lembra que os objectivos de crescimento para a Região Centro “não contemplam os impactes das portagens nas SCUT, muito importante para o sector turístico regional, uma vez que o mercado interno representa dois terços das dormidas e o mercado espanhol é o segundo mercado”.


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